Notícias

Falhas na estrutura física marcam visita do Retratos da Defensoria em Baturité

O município de Baturité, conhecido pela sua beleza e raiz histórica, foi destino do projeto “Retratos da Defensoria” desenvolvido pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC).

Com pouco mais de 35 mil habitantes, a cidade é um ponto turístico do Ceará por contar com locais como o Mosteiro dos Jesuítas, que movimentam a economia local e auxiliam na prosperidade do município.

Além disso, a cidade é terra natal de grandes nomes brasileiros como Franklin Távora, escritor do romantismo, autor de O Cabeleira; de Luiz Severiano Ribeiro, o fundador do Grupo Severiano Ribeiro; de Elmano de Freitas, atual governador do Ceará; e do Major Antônio Couto Pereira, um dos maiores presidentes do clube de futebol Coritiba.

A população de Baturité, assim como em grande parte das cidades do interior do estado, depende fortemente do trabalho dos defensores públicos. Durante a visita da presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, foram constatadas diversas precariedades na estrutura física do núcleo.

A comarca funciona em uma sala dentro do Fórum Governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora. Apesar de serem três defensores públicos atuando no local, o espaço de trabalho conta com apenas duas mesas em paralelo. Além de serem insuficientes para o corpo organizacional, não garantem a privacidade e melhor qualidade de atendimento aos assistidos.

 

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.