Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Defensoras públicas do Ceará vencem Prêmio Innovare 2025

A ADPEC parabeniza as defensoras públicas Amélia Soares da Rocha e Sâmia Costa Farias (defensora pública geral) pela conquista do Prêmio Innovare 2025, entregue hoje (3) ao Programa Defensoras Populares, do qual as duas são responsáveis por implementar no estado. Com este reconhecimento, a Defensoria Pública do Estado do Ceará se torna a Defensoria com mais títulos da premiação no Brasil.

O programa, fruto de uma parceria entre a DPCE, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab, na pessoa da professora Violeta Maria de Siqueira Holanda) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), certificou 100 mulheres de diversas regiões do Ceará: Fortaleza/Região Metropolitana, Norte e Cariri, em um ano de formação em direitos humanos, cidadania, legislação e políticas afirmativas.

Todas as participantes concluíram o curso com frequência acima de 90% na totalidade dos módulos, mulheres que, em sua maioria, identificam-se como negras ou indígenas. Com o certificado, elas assumem o papel de multiplicadoras de informação jurídica nos seus territórios, promovendo cidadania e ampliando o acesso à justiça.

A conquista do prêmio louva o compromisso da Defensoria com a promoção da justiça social, representatividade e inclusão, especialmente em benefício de mulheres de comunidades vulnerabilizadas, e reafirma o valor da articulação entre justiça, educação e mobilização comunitária para transformar realidades.