Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Dezembro Vermelho: informação é essencial para proteger vidas

Neste mês da campanha Dezembro Vermelho, a ADPEC destaca a relevância da prevenção, do diagnóstico oportuno e da luta contra o estigma que envolve o HIV/AIDS e demais ISTs.

De acordo com o  Boletim Epidemiológico de Sífilis 2025, só em 2024 foram notificados 256.830 casos de sífilis adquirida no Brasil, com uma taxa de 120,8 por 100 mil habitantes. No mesmo ano, foram reportados 89.724 casos de sífilis em gestantes e 24.443 casos de sífilis congênita, resultando em 183 óbitos por sífilis congênita. Ainda segundo o Ministério da Saúde, até junho de 2024 foram registrados 19.928 novos casos de HIV.

A informação, neste contexto, é essencial para proteger vidas: o teste para o vírus HIV é gratuito e o tratamento disponibilizado pelo SUS garante qualidade de vida às pessoas que o portam, além de impedir sua transmissão quando a carga viral se mantém indetectável.

A ADPEC renova o seu compromisso com a promoção de direitos, com a garantia do acesso à saúde e com a construção de uma sociedade mais consciente, acolhedora e livre de discriminação.

Cuidar é um gesto de dignidade!