Nos dias 6 e 7 de novembro, a capital cearense sediará o Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste, um dos principais eventos da categoria no país. Realizado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), o encontro contará com o apoio das associações estaduais da região, tendo a ADPEC como anfitriã desta edição.
O evento acontecerá no Hotel Luzeiros Fortaleza e reunirá defensoras e defensores públicos para debater temas essenciais da atuação da Defensoria Pública e sua importância na garantia de direitos e no fortalecimento do acesso à Justiça.
A palestra magna de abertura, no dia 6 de novembro, abordará o tema “Modelo Público de Acesso à Justiça”, com participação do jurista e professor da UERJ, Daniel Sarmento, e do juiz federal e pós-doutor em Direito Constitucional, Dirley da Cunha.
No dia seguinte, 7 de novembro, a programação começa às 9h com o painel “Defensoria Pública e Inteligência Artificial”, que contará com Luiz Bandeira de Mello, diretor de Assuntos Jurídicos da Presidência do Senado Federal e ex-conselheiro do CNJ, e Gerson Aragão, defensor público de Sergipe e presidente da ADPESE. A moderação será conduzida pela defensora pública e presidenta da ADEP-BA, Bethânia Ferreira.
Ainda pela manhã, o segundo painel, “Cuidar de quem cuida: a importância da saúde mental no cotidiano defensorial”, reunirá Cristiano Costa, psicólogo organizacional e especialista em saúde ocupacional nas carreiras jurídicas; Cristiane Guimarães, procuradora do Estado da Bahia e diretora de Direitos Humanos da ANAPE; e Vicente Braga, presidente da ANAPE. A moderação será da defensora pública e presidenta da ADEPAM, Melissa Borborema.
Durante a tarde, a programação contará com o Concurso Regional “Justiça Climática é Justiça Social” e o Concurso de Boas Práticas Associativas, culminando, às 17h, com a palestra de encerramento sobre o tema “Justiça Climática é Justiça Social”, que também é o eixo da campanha nacional da ANADEP em 2024.
O encontro promete ser um espaço de integração, troca de experiências e fortalecimento institucional, reafirmando o compromisso da Defensoria Pública com a defesa de direitos e a promoção da cidadania.